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Marketing Digital para Bares e Restaurantes – 5 dicas para você brilhar

A cada dia que passa, mais pessoas utilizam a internet. Portanto, se seu negócio ainda não criou uma presença digital consistente está ficando para trás! Provavelmente você esteja perdendo inúmeras oportunidades de conquistar novos clientes, diariamente. Será que existe uma boa estratégia de marketing digital para bares e restaurantes para te ajudar a faturar cada vez mais?

por Marcel Souza
fundador da Geração de Conteúdo

marketing digital para bares e restaurantes

Vamos aos fatos? Sabemos que o consumidor brasileiro já adotou a internet como ferramenta de consumo e entretenimento. A cada dia que passa, mais pessoas utilizam a internet. Portanto, se seu negócio ainda não criou uma presença digital consistente está ficando para trás! Provavelmente você esteja perdendo inúmeras oportunidades de conquistar novos clientes, diariamente. Será que existe uma boa estratégia de marketing digital para bares e restaurantes para te ajudar a faturar cada vez mais?

Como o marketing digital para bares e restaurantes pode alavancar seu negócio

Hoje em dia, ter um atendimento excelente e pratos saborosos não é mais o suficiente para gerar vendas. O público precisa descobrir porque seu estabelecimento é único, para se sentir atraído. O marketing digital é sem dúvida uma das melhores formas para alcançar o potencial cliente e divulgar seu bar ou restaurante.

E claro, existem diversas opções para colocar uma marca no mundo digital. Mas quantos mais opções, maior a necessidade de boas escolhas, não é mesmo? Encontramos muita gente perdida sem saber em qual estratégia apostar e que acaba desistindo de apostar suas fichas. Aí que entra este artigo, com 5 dicas brilhantes de marketing digital para bares e restaurantes.

1. Defina quem é seu cliente ideal

site novo com GDDToda ação de marketing digital para bares e restaurantes bem-sucedida começa ao traçar um perfil do seu cliente ideal. Hoje, “atirar para todos os lados” é cada vez mais um desperdício de tempo e dinheiro. Quem não tem foco acaba atraindo pessoas que não têm potencial para consumir os seus serviços.

Portanto, fica aqui a primeira dica: faça uma entrevista com os seus 10 melhores clientes e busque desvendar todas as suas características. Que tipo de informações te interessam? Idade, estado civil, formação acadêmica, cargo que ocupa. Mas atenha-se também a questões comportamentais. Quais são os principais problemas que a persona enfrenta? Ao identificar estas “dores”, será possível chamar a atenção das pessoas que possuem o mesmo problema e têm potencial para consumir os serviços oferecidos pela empresa.

2. Faça campanhas de links patrocinados com o Google Adwords

Logos após identificar o público ideal você será capaz de criar várias ações de sucesso na internet. E claro, a gigante de Mountain View tem uma solução pronta pra lhe ajudar: o Google Adwords. Essa solução de publicidade pode ajudar a levar ao restaurante o cliente certo, no momento ideal.

Imagine um consumidor típico, que ama saborear uma macarronada. Eles etá a fim de conhecer um restaurante novo. Qual seria seu primeiro impulso? Fazer uma busca no seu celular por “comida italiana em sp”. Qual a chance desta pessoa ir a um restaurante nos resultados de busca em um raio de localização próximo de onde ele está. Acho que sabemos a resposta.

O Google Adwords disponibiliza a ferramenta “planejador de palavras-chave”, com os termos mais interessantes para começar a investir. O ideal é iniciar a campanha com uma verba de teste e avaliar o desempenho dos anúncios. Quer saber mais como funciona esta ferramenta? Veja este artigo:

Campanhas de Links Patrocinados

3. Ter um site bom em qualquer tela

Outro fato: quase 90% dos usuários de internet acessam a rede de dispositivos móveis. O que isso significa? Que seu site não estiver adaptado a um celular ou tablet, você estará perdendo muito dinheiro. No entanto, muitas empresas se esquecem de que ter um site responsivo é essencial para essa estratégia dar certo. Mas como é um site responsivo? Basta dar uma olhada nesta imagem:

Como dá pra perceber, o conteúdo se adapta perfeitamente ao formato e tamanho da tela. Por outro lado, em um site desatualizado, caso o visitante tenha alguma dificuldade de navegação ou de acesso às informações, ele sairá do site em poucos instantes. Resultado?  Perda de vendas. Além disso, quanto mais pessoas saírem rapidamente do site mais alta fica a taxa de rejeição. Esse é um dos fatores que influencia o bom posicionamento de um site no ranking de resultados. Fique atento! Você tem problemas com seu site atual e quer entender um pouquinho melhor sobre o assunto? Confira no link abaixo como adaptar seu site de maneira rápida:

Como ter sites responsivos, seguros e rápidos

4. Criar um bom relacionamento é fundamental no marketing digital para bares e restaurantes

O que você acha mais fácil? Atrair novos clientes ou fidelizar os atuais? Bem, caso um cliente tenha uma experiência boa com uma marca, ele pode influenciar sua rede de contatos positivamente. Então é fundamental investir em estratégias de relacionamento para que esses clientes se transformem em divulgadores da marca.

E aqui vão algumas dicas de como fazer isso na prática: ter um programa de fidelidade é uma excelente maneira de premiar os clientes mais frequentes, com descontos e brindes. Acaba fornecendo um excelente motivo para que o consumidor retorne ao estabelecimento é uma tarefa que deve ser constante.

O Facebook também tem um papel interessante aqui. Crie um anúncio no Facebook Ads para os clientes que fazem aniversário nos próximos dias. Para quem não conhece, existe um recurso que permite anexar uma planilha com os e-mails dos clientes e no momento de segmentar, é possível acrescentar a opção “próximo aniversário” para alcançar essas pessoas.

E será que a pessoa comemora sozinha? Claro que não. Por isso, é interessante criar um anúncio com um desconto expressivo para oferecer nessa data especial. Isso mostra que a empresa conhece os seus clientes e está empenhada em tornar a sua experiência cada vez mais personalizada.

5. Eventos no Facebook

Falando em Facebook, já experimentou criar eventos na rede social? É bem interessante criar um momento especial por semana ou por mês. Isso cria o famoso senso de urgência, e pode representar um bom motivo para os clientes retornarem ao restaurante. Ou seja, promover um rodízio ou o dia de um determinado prato com desconto é uma isca interessante.

Capriche na identidade visual desses eventos. Afinal, o consumidor precisa entender que vai acontecer um evento diferenciado no restaurante e, sobretudo, em apenas uma data. Desse modo, o interesse das pessoas é cada vez mais aguçado.

Concluindo

E aí gostou? Já que descobriu bons truques de marketing digital para bares e restaurantes, que tal compartilhar com o seus amigos? Se quiser entender um pouco mais em como manter sua casa cheia, dê uma olhada também neste post, mostrando algumas ferramentas que irão impactar seu faturamento.

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